sexta-feira, junho 08, 2007

[Pessoal] Do direito ao poder


Acharam que eu ia fazer uma crítica as formas de governos ou coisa do gênero não?

Cairam do cavalo, esse post será completamente egocêntrico e tendêncioso...rs

Um novo amigo, muito querido por mim, me perguntou esses dias o pq de eu influir na vida de algumas pessoas, o pq de eu impor sempre minha vontade, as vezes de forma até violenta, o pq de eu n deixar as coisas simplesmente fluirem...
E eu respondi:

-Pq eu posso.

O que nos leva a perguntar o que é PODER, e achei uma definição interessante sobre o tema, ela está em um livro de Gérard Lebrum intitulado "O que é poder":

"Poder ou potência significa impor sua própria vontade, no interior de uma relação social, até mesmo contra resistências, pouco importanto em que repouse tal oportunidade".

Seria o chamado Herrschaft de Max Weber.

"A probabilidade de uma ordem com um determinado conteúdo específico seja seguida por um dado grupo de pessoas ou individuo".

Volto mais uma vez na resposta que dei, PQ POSSO, afinal se é dado tal poder é para que seja utilizado para algum fim.

Aí vcs pensam:

-Que arrogância!!!

Não é bem assim, o poder precisa ser outorgado ou conquistado. Se eu fizer algum "trabalho"(macumba) para alguém este dificilmente funcionará se o "alvo" tiver uma conduta "reta", "digna" e "moral".

Se eu for chantagear alguém, só posso faze-lo se o chantageado tiver feito algo repreensível, caso contrario eu nunca conseguiria.

Então, eu só influencio na vida das pessoas a medida que ELAS mesmas me dão o poder para tal empreita.

Aí vcs perguntam, mas e a coação física?

Dificilmente eu chegaria ao extremo de ter de me utlilizar da intervenção física(realizada por mim ou algum grupo afiliado) se a pessoa em questão não influiu de forma negativa em minha vida e/ou ultrapassou minha própria órbita de vivencia. Tenho muito clara a questão de todo homem e mulher serem estrelas, cada qual com sua órbita própria e dessa forma, num bailado celeste onde não há instrusões.

Caso a pessoa ultrapasse esses limites ela me dá O DIREITO de revidar. Portanto, o poder e o direito são dados pela própria pessoa(ou grupo delas) que se dizem "influenciados", "manipulados" ou mesmo "coagidos" por mim.

Espero ter respondido bem claramente essa questão.

Tb foi me dito hj, que foi só eu sair de sp, para que um grupo de pessoas começarem a citar meu nome de forma perjorativa ou sarcástica, coisa que não faziam na minha frente.

A frase dita foi:

-As pessoas não gostam de você, não te respeitam, apenas te toleram".

Eu sou um crente(aquele que crê), e apesar de sociável, a minha tendência maior é a de um misântropo, realmente não ligo se as pessoas gostam de mim ou não.

Mas tenho pena daqueles que me "toleram", por serem fracos e covardes, por não terem coragem de honrar o que pensam através de atos.

É uma questão de simples resolução:

Afastarem-se do meu círculo social

ou

Me afastarem do círculo social delas

De forma simples, e fácil, assim ninguém teria gastrite com a minha presença. Mas caso as duas opções acima não sejam possíveis, que fique claro que não preciso de sorrisos afáveis, de abraços falsos ou apertos de mão hipócritas, basta que fiquem longe do meu caminho, da minha órbita que eu não entrarei na delas, possibilitando isso que não haja atrito.

Mas sejam inimigos e/ou desafetos honestos, não preciso de sorrisos falsos e nem quero desperdiçar os meus com quem não os quer, deem-me a chance de utilizar o tempo e esforço que gastaria com vc´s hipócritas com as pessoas que me são realmente caras(e essas são poucas dado o número exorbitante de pessoas que conheço).

NÃO ME TOLEREM, não é necessário, apenas n entrem no meu caminho que eu não entrarei no de vcs.

Mas ME RESPEITEM, pq muitos de vc´s tem "rabo preso", e como explicado acima, isso pode reverter contra vc´s mesmos.

Espero ter me feito entender de forma clara e precisa...

Sem comentários: